ATÉ QUE ENFIM, NOTICIA BOA: saiu Edital para construção do Sistema Adutor de Piancó, que vai trazer água do São Francisco para 37 municípios


O Projeto de Transposição das Águas do São Francisco chega à Paraíba por dois caminhos: o Eixo Leste, que chega até Monteiro, e o Eixo Norte, que leva as águas do Velho Chico até o Açude Engenheiro Avidos, em Cajazeiras.
Esse Eixo Norte passa em terras do Ceará, bem próximo do municipio de Piancó, porém não chega a entrar no Vale do Piancó, integrado por 37 municípios.
Para corrigir essa lacuna e possibilitar que as águas beneficiem cerca de 1 milhão de habitantes, o DNOCS-PB, sob a coordenação do Engenheiro Alberto Gomes, recebeu a missão de elaborar projeto para um Sistema Adutor com 19 quilômetros para interligar o canal da Transposição ao Rio Piancó. 
O Projeto foi concluído com êxito e esta semana foi aberto o Edital para a execução das obras, orçadas em R$ 144 milhões. Por iniciativa do Senador Zé Maranhão, um dos idealizadores do projeto, através de emenda parlamentar, já foram destinados R$ 29 milhões para as obras.

O Sistema Adutor do Ramal de Piancó fornecerá um volume de 4 metros cúbicos de água por minuto e terá um impacto decisivo para  desenvolvimento de todo o Vale do Piancó.
O Coordenador Estadual do DNOCS-PB, Engenheiro Alberto Gomes destacou o empenho e a competência da área técnica do órgão na Paraíba, assumindo a elaboração do projeto com agilidade e competência. O gestor também ressaltou a participação decisiva do senador Zé Maranhão em todas as fases do projeto, desde a sua idealização até a captação de recursos.
Alberto Gomes considera o Sistema Adutor do Ramal de Piancó a maior obra hídrica da Paraíba e um marco no desenvolvimento do semiárido paraibano.
Ele faz questão de esclarecer que o Governo Federal não mediu esforços para viabilizar o empreendimento, em todas as suas etapas.

Postar um comentário

Copyright © Blog dos Municípios.