Filho do ministro Vital é nomeado para Câmara de Energia Elétrica com salário de R$ 86,5 mil



Há paraibanos com sorte no Governo Lula. Um deles é, sem dúvida, o advogado Vital do Rêgo Neto, que acaba de ser nomeado para uma vaga no conselho da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), órgão acessório ao Ministério das Minas e Energia. Vital Neto deve receber um salário de R$ 86,5 mil.


O advogado vem a ser filho do ministro Vital do Rego Filho (TCU) e, portanto, sobrinho do senador Veneziano Vital do Rego. segundo os jornais O Globo e Estadão, sua indicação partiu do ministro Alexandre Silveira. Vital Neto admitiu “relações amistosas” da família com o ministro, mas nega que a decisão tenha sido política.


Segundo a mídia, o CCEE é considerada fundamental para o mercado livre de energia. Trata-se de uma entidade de natureza privada responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no País. As empresas que compram e vendem energia no Brasil são responsáveis pelo seu financiamento.


Indicação – Segundo o Estadão, a indicação de Vital do Rêgo Neto à Assembleia-Geral da CCEE foi feita pela Cemig (Companhia Energética Minas Gerais), com endosso do ministro Alexandre Silveira (PSD), ex-senador pelo Estado. A indicação foi feita de última hora, diz o jornal, “e surpreendeu as empresas do setor”.


Militante – O ministro Vital Filho afirmou, por meio da assessoria, que seu filho é um “advogado militante do setor elétrico” com “sólida formação acadêmica e trajetória profissional reconhecida no mercado”, e que “não dispõe de outras informações sobre o processo seletivo”. O Ministério de Minas e Energia não quis comentar a indicação.


Currículo – O paraibano Vital do Rego é graduado em Direito pela UNB, mestre em Direito da Energia pela Universidade de Sorbonne e já trabalhou na Agência Nacional de Energia Elétrica.

Postar um comentário

Copyright © Blog dos Municípios.