O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou, nesta quarta-feira (30), equipamentos para renovar o parque tecnológico da Maternidade Peregrino Filho e do Hospitalar Regional de Patos. Os aparelhos são para melhorar a rede materno-infantil do estado, diminuir a taxa de mortalidade materna e ampliar o atendimento da oncologia. Na pauta, também foi anunciado um investimento de mais de R$ 30 milhões na saúde da região.
Durante a agenda da manhã, na maternidade Peregrino Filho, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, frisou que os equipamentos fazem parte do investimento de R$ 7 milhões e estão sendo entregues para reparar um vazio assistencial de mais de 50 anos. Em visita à unidade, ele falou da regionalização da saúde no estado, pontuando que a unidade possa ter uma maior resolutividade, sem a necessidade de enviar usuários do SUS para os grandes centros.
“Esse é um momento épico que corrobora com a lógica de que a política deve ser exercida para o bem da sociedade. Sabemos a dimensão dos vazios existenciais na saúde do sertão no estado e estamos trabalhando para sanar. Uma cidade da importância de Patos não há necessidade de mandar usuários para Campina Grande ou João Pessoa. Essa cultura de ambulânciaterapia tem que acabar. Por isso o investimento desse porte é importante para a região. São essas ações que promoverão uma mudança na saúde pública do sertão e alto sertão. Isso é o que chamamos de regionalização da saúde”, pontuou.
A diretora geral da maternidade, Séfora Cândida, reforçou a importância da renovação dos equipamentos para a maternidade, dando uma melhor qualidade no atendimento às gestantes, puérperas e ao neonato. “É benefício também ao povo de Patos e região. É muito importante esse olhar que o Governo da Paraíba tem dado ao povo sertanejo”, destacou.





Postar um comentário